sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Chegando em Londres (Imigracao)


Apos um longo vôo, começa o momento crucial da imigração, muita coisa vem a cabeça e um certo receio toma conta de muita gente.
O que vocês precisam entender e que, apesar da ultima palavra ser sempre do oficial de imigração aqui, não esqueça que você passou por uma seleção já no Brasil e a probabilidade de voce não ser aceito no pais e bem pequena.
Há algum tempo atras, quando não precisava de visto pra vir como estudante as perguntas e a demora na imigração eram bem maiores. Hoje em dia a coisa mudou, muito dos oficiais nem querem ver carta de escola, acomodação, etc. Muitos deles apenas pegam seu passaporte e vendo que você já tem o visto já vai pras partes das perguntas.
Quando as pessoas me pedem pra falar sobre as perguntas que serão feitas na imigração, sempre fico um pouco receoso de responder, pois muitos querem sair do Brasil com as respostas já feitas, um erro. Quanto mais espontâneas forem suas respostas menos o oficial de imigração vai suspeitar de você, e não há motivos para ele suspeitar.
Lembro sempre que quanto mais precisa forem suas respostas melhor, você não precisa montar um livro quando for responder, respostas simples e objetivas. Como disse conforme ele for te pedindo pra mostrar os documentos você pega e mostra
As perguntas serão baseadas no quanto de dinheiro você tem, quem esta pagando pelo curso, quanto tempo vai ficar, onde ira ficar, se possui cartão de credito, se conhece alguém no pais, se pretende trabalhar assim vai... Com relação as respostas não precisa ser nenhum gênio ne? E só responder honestamente, falando o quanto de dinheiro tem, e respostas que já foram dadas anteriormente no pedido de visto. Lembro que em momento algum fale que vai trabalhar. Se perguntando como ira receber dinheiro, uma das melhores formas e falar que tem o cartão internacional e que ira pagar suas despesas com ele.
Outra duvida e quanto dinheiro trazer, isso e muito relativo pois no mínimo 1 mês de acomodação você já terá pago, mas saiba que o primeiro mês e o que você mais gasta, se puder traga algo em torno de £1000 pois mesmo que você pense em gastar pelo cartão de credito, a maioria deles cobra taxas pelo uso no exterior.
Caso o oficial de imigração peça pra você esperar sentado, nada de medo, isso e mais normal do que você pense e muita das vezes e só uma forma dele tirar um intervalo do trabalho, mantenha-se calmo e e só aguardar.
Outro medo de muita gente e o fato de não falar inglês, ou falar pouco. Isso e muito normal e eles estão preparados pra isso, afinal você esta no pais para aprender inglês concorda? Se você fala um pouco de inglês, tente passar pela imigração sem a ajuda de um tradutor, isso deixa o processo mais rápido e o oficial não fica tão frustrado assim, mesmo que seu inglês não seja bom. Ela falara devagar. Caso realmente precise de um tradutor, o oficial ira pedir ajuda, se ele achar que seu inglês não esta suficiente ou mesmo se você já chegar dizendo que não fala inglês, ele pedira a ajuda do tradutor, mas esteja preparado pra esperar, muitas vezes o tradutor não estará disponível.
Não existe um tempo para se passar pela imigração, afinal você estará em um fila e se vários vôos chegam ao mesmo tempo a espera será maior, no mínimo 30 minutos e o tempo da imigração.
Nada de nervosismo.
Após passar pela imigração e pegar suas malas, andando um pouco você estará em Londres.
Você pode pegar um táxi, ônibus, mas se pretende economizar a melhor forma e usar o bom e velho metro londrino (tube como eles chamam aqui). Você facilmente ira encontrar placas mostrando as direções para o “undergroud”.
No guichê aconselho a já comprar um oyster card (ticket) semanal, tenha em mente a zona que ira morar ( Londres e dividido por zonas) e compre o ticket para a sua zona. Peca para acrescentar umas 3 libras (pay as you go) que será o diferencial entre a zona em que heathrow esta e as zonas que você comprou no seu oyster.
Caso chegue em algum dos outros aeroportos de Londres (Gatwick, Stansted ou Luton) vá de ônibus ou trem ate o centro de Londres e lá compre seu oyster card. Lembre que chegando em um desses aeroportos não há necessidade de acrescentar o pay as you go no oyster.
Welcome to London.

Nenhum comentário: