terça-feira, 19 de agosto de 2008

Minha Saga



Ola pessoal, pode parecer um pouco longo de ler, mas acho que vale a pena, vai tirar muitas duvidas de vocês e quem sabe ajudar.

Minha Historia começa quando decidi voltar para Londres. Tenho 26 anos, sou corretor de seguros ai no Brasil, possuo empresa no meu nome e tinha digamos o suficiente pra me manter aqui, agora o que acontece e que devido a loteria das aplicações de visto, não seria tão fácil quanto pensei.

Quando fui montar meu processo fiz tudo sozinho, desde o pagamento da escola, acomodação ate minha carta de intenção etc. Fiquei sabendo de um advogado inglês em São Paulo que ajudava no processo, então lá fui eu. Paguei 450 reais pela consulta só pra ele olhar os documentos e dizer que estava certo, mas nem tanto assim. Quando chegou a resposta de recusa, ele me disse que me ajudaria de novo, mas dessa vez cobraria 1500 hehehehe bem esperto. Foi ai que tive a brilhante idéia de correr atrás por conta própria, pois ninguém mais do que eu sabia da minha vida e contei com a ajuda de comunidades na internet com dicas. Voltando a primeira parte, juntei meus extratos bancários de 1 ano, isso mesmo 1 ano sendo que eles pedem 3 ou 6 meses. O que achava bom dos meus extratos e que sempre tive uma movimentação alta e sempre a mesma, diferenças de 500, 700 reais mês a mês. Coloquei minha carta de intenção dizendo que seria bom pra ampliar minha carteira de clientes e começar a trabalhar com seguro internacional, certificados de inglês que tenho desde os 15 anos, meu antigo passaporte com visto de estudante daqui de Londres (em 2002 vim pra ficar 1 ano e acabei ficando seis meses) então mostrei que tinha visto, mas fiquei menos tempo. Juntei os formulários, fotos, taxas e mandei tudo, agora seria só esperar. Exatos 13 dias depois vem a resposta, negado... perdi o chão, quando li as alegações que eles fizeram foi pior ainda. Alegaram que não achavam justo eu gastar meu dinheiro com essa viagem (pera ai, eles querem mandar no meu dinheiro?) que não achavam certo eu gastar as economias da minha vida nisso (pera ai oura vez, estão me chamando de incompetente? Nunca mais vou ganhar dinheiro?) e que achavam estranho a essa altura da minha vida eu querer fazer curso de inglês (vamos a um terceiro pera ai? ... eu faço inglês desde os 15 anos e inclusive passeis 6 meses na Inglaterra, como assim só agora quero fazer curso inglês? Será que não leram minha carta de intenção?)
Quando o advogado cobrou aquela fortuna, resolvi fazer por conta, pensei que o melhor a fazer seria apelar a decisão pois ate onde sabia eles tem um prazo de uns 20 dias para analisar as apelaçoes, caso queiram manter a decisão sua apelação e mandada aqui pra Inglaterra e ai sim pode demorar ate 1 ano, preferi correr o risco pois sabia que a qualquer momento poderia fazer outro pedido.Mandei a apelação com uma carta rebatendo tudo que eles alegaram e sempre na frente de cada documento colocava “attached A, B” e assim por diante, mandei ate o “attached V” se não me engano. Mandei tudo , desde os documentos que já havia mandado, ate certificado de francês, alemão, cursos que estava fazendo na época.
Agora vamos aos fatos de que e uma loteria. Na carta de apelação eles pedem pra não mandar o passaporte junto e assim que tiverem uma decisão eles entram em contato pra você mandar o passaporte pra eles. Que nada, mandei-o junto e mandei também um cheque de 30 reais pra devolverem por sedex os documentos, estava muito confiante das minhas alegações. Dois dias depois de chegar tudo lá o cheque e descontado, isso me animou muito, pois sabia que tinham aberto meu envelope... e lá se vai 20 dias, foi a que mandei meu primeiro e-mail e a resposta que tive e que meu processo “estava na fila pra ser analisado”. Desde esse primeiro e-mail eu comecei a mandar e-mails pra eles toda semana, sempre tendo a mesma resposta, mas ninguém confirmava que eles tinham um prazo pra analisar etc, etc.

Fiquei nessa situação por quase 5 meses, sempre achando que já tinham enviado meus documentos pra Inglaterra, pois já havia se passado os 20 dias deles e convenhamos 5 meses pra decidir se mantém ou não a negação?Foi ai que certo dia recebi um e-mail do consulado falando que poderia fazer um novo pedido, mesmo estando com a apelação. Dei uma de “João sem braço” e perguntei como seria o processo , e o que deveria fazer etc. eles me disseram que era só preencher o formulário de novo, juntar as taxas , documentos etc. Mandei outro e-mail pra eles dizendo que todos os meus documentos estavam com eles no processo de apelação. Ai eles me disseram que era só eu mandar uma carta bem na frente dizendo que os documentos estavam lá etc.Mandei o novo pedido e 3 dias depois recebo tudo de volta, “recusado” (ou seja não e que eles negaram o novo pedido, simplesmente recusaram o recebimento desse novo pedido) mandei outro e-mail pra eles e eles alegaram que meu pedido estava incompleto, sem passaporte etc. ai falei que mandei do jeito que tinham me falado pra mandar. A resposta que tive foi que deveria desconsiderar essa informação recebidas anteriormente e só mandar com tudo completo, mandei outro e-mail pra eles falando que meu passaporte estava lá e eles me disseram que iriam me mandar de volta (não seria mais fácil e barato juntar ele lá mesmo?) mas enfim, no dia que o passaporte chegou recebo mais um e-mail do consulado falando que eles tinham errado e que era pra eu mandar meu segundo pedido novamente pra eles analisarem... mandei tudo novamente com uma carta bem em cima falando que tinha vários documentos meus na apelação etc, mandei também um e-mail falando que o envio tinha sido por sedex 10 então ate as 10 da manha estaria lá meu envelope e pra eles mandarem um e-mail confirmando que receberam.Por incrível que parece eles mandaram um e-mail pra mim confirmando que tinham recebido.

As 10h20min eu recebo o e-mail dizendo que tinham recebido meu sedex. Umas 11 e pouco quase meio dia recebo outro e-mail falando que eles não poderiam analisar meu novo pedido com um processo de apelação e mandaram junto uma carta pra eu assinar pra tirar a apelação, antes de enviar a carta mandei outro e-mail "jogando o verde" neles, perguntando se meu visto tinha sido aprovado e se eu mandando a carta eles me devolveriam o passaporte. Dito e feito eles me responderam falando que sim, mandei a carta pra eles por fax assinada e no dia seguinte, uma quarta feira meu passaporte estava em casa com o visto. Comprei a passagem e na sexta feira embarquei.Chegando aqui, na imigração eu tava muito mal, não por estar com medo, mas por ter passado muito mal no vôo hehehe, não sei por que, mas enfim. Quando chegou minha vez o oficial pegou meu passaporte e nao quis ver mais enhum documento, fez uma pesquisa no computador dele o que deve ter acusado algo, olhou na ultima folha do passaporte e viu que tinha um carimbo do consulado (o carimbo da recusa) me pediu pra explicar e eu disse que não tinha entendido, pois eles tinham feito umas alegações absurdas pra negar. Expliquei quais foram as afirmações e ele me pediu pra sentar e esperar que ele iria checar o que aconteceu. 50 minutos depois ele volta e diz que esta tudo ok, me manda numa salinha pra tirar raio-x e aqui estou eu 1 ano e 3 meses depois.

2 comentários:

Anônimo disse...

Belo caso citado, ilustra várias situações em um processo apenas.
Só uma correção ao pessoal do blog, nosso link está errado:
www.abras.org.uk

Abraços e parabéns por discutirem assuntos que ajudarão futuros emigrantes.
Carlos
ABRAS

Nathan Stein disse...

Ola Carlos, pedimos desculpas pelo erro ocorrido, o site ja foi corrigido